segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Um dia resolvi conhecer o Conservatorio de Musica. Enquanto esperava a secretària relatar toda a sua semana para a orelha que estava do outro lado da linha, ouvia a conversa de uma mae, com alguém que deveria ser um professor:

- Quero que meu filho aprenda piano. Em três meses o senhor acha que dà?
- Como ???
- Eu li que Mozart jà tocava desde pequeno, que aprendeu em pouco tempo. Acho que meu filho pode aprender em três meses, nao ?

Instintivamente virei-me para contemplar a figura deste ser humano raro. Uma jovem senhora de djellaba com estampa de sofà antigo. Uma senhora que desejava que seu filho seguisse os passos de Mozart. Ou melhor, que ele fosse a reencarnaçao de Mozart.

-Minha senhora…Mozart foi um gênio…
-O que o senhor està querendo dizer ?

O homem parecia procurar um resposta, coçando a cabeça. « Ele quer dizer que hà uma chance em um trilhao que seu filho seja tao genio quanto Mozart, ah shrifa ! »

-Quero dizer que talvez leve mais do que três meses, musica necessita, além de talento, muito treino, trabalho e disciplina.
- Meu filho é inteligente, acho que ele pode aprender, vou inscrevê-lo.

O que dizer a esta criatura ? Nada. O tempo fala. O menino pode ter uma sorte do caramba de ser "o" um de um trilhao. Provavelmente nao. Mas eu gostei desta senhora. Ela se deu ao trabalho, em sua existência tangerina, de procurar alguma coisa sobre Mozart.

Nenhum comentário: