quinta-feira, 23 de outubro de 2008

  • Casamento Marroquino Parte II


O DIA D - Preparativos

No dia da festa eu tenho uma tendência a achar que estou doente. Fico procurando sintomas de gripe, dor de estômago, faringite. Tudo para tentar escapar. Mas dificilmente a doença chega no dia certo. Entao là vou eu.

Nunca arrumar o cabelo e passar uma maquiagem me parece uma coisa tao dificil quanto antes de um casamento. Fico deixando para o ultimo instante. Mas, quando a hora se aproxima, vou pra frente do espelho e faço o que tem de ser feito para tentar tirar o ar de desânimo.


Cabelo. Enquanto arrumo o cabelo eu me consolo dizendo para mim mesma que pelo menos nao passei o dia inteiro no cabeleireiro alisando e esticando as madeixas como fazem as marroquinas. A maioria tem cabelo crespo mas teimam em espichar o bicho até ficar tudo espetado pra baixo. Ou prendem tudo em coque. Adoooram um coque. Pode ser de verdade ou aplique. E ainda existem aquelas que vao pro cabeleireiro, passam manha e tarde e depois cobrem tudo com um lenço. Ou as que fazem escova e, para conservar, nao lavam o cabelo até a semana seguinte (nao estou exagerando, jà vi na academia uma moça que visivelmente havia feito uma escova daquelas bem brabas ,com voltinha nas pontas e tudo, fazer uma hora de esteira e na hora de tomar banho, cobrir a cabeça com plàstico pra nao molhar).


Maquiagem. Vamos là. Pouca base ou nenhuma. Aqui aprendi a ter muito cuidado na hora de escolher o tom. Porque jà vi os horrores que uma base mal escolhida pode fazer. Como a mulherada aqui detesta bronzear de sol e faz tudo para ter a pele o mais branca possivel, elas tem uma tendência a comprar tudo de um tom ligeiramente mais claro que a pele delas. Resultado : Pescoço moreno e no rosto, màscara de teatro Nô. Branco total radiante. Pra mim, entre essa base e massa corrida a diferença é o preço. Porque o resultado é igual.


Perfume. Um pouco de Carolina Herrera. Ou Trèsor. Um pouco. A mulherada compra bastante perfume e tem duas categorias de mulheres : as que compram os perfumes de marca e as que compram os vidrinhos encomendados nos « perfumeiros ».Dizem que a top model Jacquetta Wheeler ,quando vem à Tanger, nao deixa de comprar um vidrinho num conhecido perfumeiro do Boulevard. Custa 50DH, o equivalente a uns 15 reais, se nao me engano. Eu como nao sou top nem nada, acho o cheirinho que exala da porta dessas perfumarias espantador. Mas os vidrinhos sao lindos, isso é verdade. E tome perfume…


Depois de tudo isso, enfio-me no caftan, peço a alguém pra me ajudar a fechar o cinturao, sapato no pé, bolsa na mao. Sento no sofa, cruzo os braços, olho pro teto e percebo o bendito 90° tangerino no desenho do gesso rindo de mim.

Um comentário:

*D* disse...

q emoçãoooooooo!